Leio. Releio. Volto a ler. Viro páginas. Avanço linhas.
Palavras minhas eu assino, dos outros eu transcrevo, dum passado que não teve futuro, dum presente que nunca exi stiu.
Frases que me fazem sorrir, outras que me inundam o olhar.
Histórias que fazem a minha história, remotas ou recentes, e que por muitas letras que destrua ficarão sempre na memória.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Desejo a você total liberdade para que rasgue páginas neste espaço. Rasgar, romper, transformar algo em outro novo, mesmo que a si mesmo.
A vida é uma sucessão de rasgos, remendos, feituras e escolhas.
Esteja LIVRE!



terça-feira, 29 de abril de 2008

Raquel quase com 2.9

Ir, passar ou simplesmente ver certos lugares é como passear pela memória, viajar ao passado, visitar lembranças e reencontrar emoções. Com risos ou com lágrimas, são momentos especiais que deixam uma certeza: vivi.

-------------------------------------

"Perder-se significa ir achando e nem saber o que fazer do que se for achando"
(Clarice Lispector)

"Ir até ao fim não é apenas resistir mas também não resistir. Tenho necessidade de sentir a minha própria pessoa, na medida em que ela é o sentimento daquilo que me ultrapassa. Por vezes preciso de escrever coisas que em parte me escapam, mas que provam justamente o que em mim
é mais forte do que eu".

(Albert Camus)

Smile



Smile though your heart is aching
Smile even though its breaking
When there are clouds in the sky, you'll get by
If you smile through your fear and sorrow
Smile and maybe tomorrow
You'll see the sun come shining through for you

Light up your face with gladness
Hide every trace of sadness
Although a tear may be ever so near
That's the time you must keep on trying
Smile, what's the use of crying
You'll find that life is still worthwhile
If you just smile

Light up your face with gladness
Hide every trace of sadness
Although a tear may be ever so near
That's the time you must keep on trying
Smile, what's the use of crying
You'll find that life is still worthwhile
If you just smile

segunda-feira, 28 de abril de 2008

'cause Today's MONDAY!!!


Ladies and gentlemen, please take your seats, fasten your seatbelts and get ready for another wonderful week.
Enjoy it!

terça-feira, 22 de abril de 2008

Zigolino Zigg:

"Quando saio, é pra construir a diferença. Ser o distinto de teu tu, Como a água que lava e suja, desengana e enrruga feito o tempo. Pra tudo é preciso água e momento. Quando saio é pra ser pedreiro, tijolo por tijolo, pensamento por inteiro. A vida é curta, mas a memória já não é. Nenhum vento vem a pé e leva sem medo, minha trajetória.
Faz tempo que aceitei a condição: sou o que sou, vivo extinguindo aos poucos; minhas falhas, erros e escolhas estão presas ao meu casaco de guerras e histórias. Já não me basta um mero, não. Sou negro, brasileiro, latino-americano, sou estrangeiro neste mundo desumano, já não posso negar. Sou negro e já não posso, nega. Já não posso... Deixar de ser inteiro luta. Deixar de ser nação e conduta . Deixar de ser raça, fragilidade animal e força bruta.

Pois, quando saio, meu irmão, é pra ser dessemelhante de ti. Ser teu distinto, tua
diferença, tua distancia, ou quem sabe, teu destino. Afinal, não haveria necessidade de dizer, nem viver, se tudo fosse igual".

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Meu ofício



Fugia de si, para si
como o deslizar do pincel na tela,
sem rumo.
Fugia do que queria para o que não queria
criando formas,
figuras
fenômenos
fantasmas de um passado presente.
Fugia da pressa que a prendia.
Cada traço
cada linha
cada cor, ou a ausência dela...
Folheava-os, explicava-os
Sabia-os de cor e mostrava-os:
com urgência, sem pudor,
com generosidade
e o talento na alma.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Ser?


Fingia um sorriso mudo.
Fingia um olhar distante.
Fingia.
Duvidava da própria existência.
Duvidava do silêncio do sorriso.
Duvidava da lonjura do olhar.
Duvidava.
Acreditava na vida.
Acreditava que existisse.
Acreditava na mudez do sorriso.
Acreditava na distância do olhar.
Acreditava.


Vivia numa tal dúvida que chegava a acreditar nela.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Saudades do meu Dú...


Porque hoje a saudade bateu forte...

Meu Pai: No primeiro momento, após a notícia que você tinha caminhado para a sua morte, senti imensa raiva de você. Como podes pretender cortar a tua dor à custa da dor dos que quis deixar! Se não pôde suportá-la, porque não a dividiu com os que te amam?

Chegando ao cemitério, por saber que era eu quem esperarava seu corpo chegar, constatei que a tragédia havia se consumado. Como que se eu já não soubesse durante todo o percurso. Relutei para te olhar. Preferi estar ao lado do corpo vivo da vítima, que via parte importante da sua vida esvair-se de maneira tão súbita e dolorosa. Preferi deixá-lo meio as rosas para não registrar na memória o retrato de tão trágico evento.

Aos poucos, talvez pelo dever de filha que mais com seu gênio se parecia , talvez pela vergonha da minha covardia, percebi que teria que, pela última vez, enfrentar-te. E olhei seu rosto...seu corpo...

Fiquei perplexa. Não havia cadáver algum. Você estava inteiro. Como quem apenas repousava. Do semblante forte, sereno e inexplicavelmente iluminado emanava, de maneira eloqüente, aquele seu magnetismo que é traço de sua personalidade, suprimindo milagrosamente as marcas que o tempo lhe deixou.

Senti a sua força como talvez desde criança não me lembrava de ter sentido. Como se estivesse sábia e serenamente protegendo a mim e a todos nós.

De repente me senti segura e feliz... como quando ganhei seus inúmeros beijos, abraços e telefonemas(me lembro que ligava todos os dias para lhe pedir a benção!).O Du, como eu e minha irmã lhe chamavamos, estava ali, mais vivo e presente do que nas últimas vezes que o vi.

Sou atropelada por um turbilhão de lembranças. Quase que instantaneamente as razões da suas últimas escolhas explodiram na minha frente. Era lógico e evidente que este haveria de ser o caminho escolhido por você...

Lembrei-me que durante toda a minha vida, desde onde minha memória consegue enxergar, temi pela sua vida. Cada noite que você se atrasava, eu ficava acordada, com os ouvidos atentos aos barulho, temendo que alguma tragédia pudesse ter lhe ocorrido. Sua coragem e valentia se por um lado me envaidecia - qual menina não gostaria de ter um pai do estilo John Wayne? - por outro me assustava.

Incontáveis vezes nós presenciamos todo o tipo de homens rudes e perigosos encolherem-se como crianças ante a sua presença. O único que ousou lhe enfrentar o fez traiçoeiramente de emboscada, e aqui você estava: morto?

O fato é que mesmo sendo uma das pessoas mais cultas, inteligentes e corteses que conheci, jamais transigiu a nada que pudesse macular sua honra e sua ética, dentro da mais ampla definição que estes verbetes possam encontrar em qualquer compêndio. O custo desta defesa, nunca esteve em questão. Poderia ser a vida, como tantas vezes inconseqüentemente (hoje já não sei se penso assim...) pôs em jogo, como o de seu Patrimônio.

Seu espírito malandro nunca o permitiu ser humilhado ou dominado por qualquer situação.

Foi assim com seu acidente grave, cirurgias, cateterismos. Você os tirou de letra. Largou incontinente os quatro maços que fumava por dia e o hábito ancestral da carne vermelha diária. Foi assim com a perda de seu patrimônio ou de tantos outros revezes que jamais derrubaram sua altivez.

Havia entretanto algumas coisas das quais você não podia se privar pois eram partes de sua vida como a água é dos peixes.

A mais importante era sua ligação com os pássaros, com a natureza. Sempre fez de cada torneio, por mais longínquo que pudesse estar, o seu recreio, a sua querência. Mesmo morando no Rio 40 graus, você jamais se deixou embrutecer.


Aí veio a sua escolha... Não de uma vez, mas irreversível e crescente ao longo dos últimos anos. Ultimamente já sabia que não poderia mais fazer suas caminhadas vigorosas pela manhã.


O seu mundo desabou...Urrou aos ventos, ofendido como uma fera acuada, que iria tocar fogo em tudo. Pela impossibilidade de sequer se defender no seu recanto, que há muito já era sabidamente perigoso.

Que jugo o destino lhe reservara! Recolher-se voluntária e humildemente ao cárcere dos muros de sua casa e da “segurança“ das grades.
Seria mais fácil pedir aos leões que pastassem ou aos cavalos que voassem...

Você nunca se deixou humilhar. Não seria o destino que ousaria tal façanha.

...E decidida e corajosamente abateu a este caminhando para os tiros certeiros no coração.

Bem ao estilo malandro. Bem ao seu estilo.

Pai, quero lhe falar, que por mais que sua falta me doa, eu o admiro mais ainda e como nunca antes possa ter lhe admirado. No fundo mesmo, estou muito orgulhosa da sua corajosa decisão de assumir as rédeas da sua saída, podendo deixar para trás seus 62 anos vividos tão intensamente à sua maneira.

Ergo as mãos para acenar meu adeus, porque sei pelo seu semblante, que já está de volta aos mares da vida. Pescando ao seu estilo, cuidando e conversando com os pássaros...

Eu cuido do pessoal por aqui.

Siga em paz. Dú.

Nosso destino

Este pequeno poema de Cecília Meireles me encanta, é o resumo de uma cosmologia, uma teologia condensada, a revelação do nosso lugar e do nosso destino:

"No mistério do Sem-Fim,
equilibra-se um planeta.
E, no planeta, um jardim,
e, no jardim, um canteiro:
no canteiro, urna violeta,
e, sobre ela, o dia inteiro,
entre o planeta e o Sem-Fim,
a asa de urna borboleta."

Metáfora: somos a borboleta. Nosso mundo, destino, um jardim. Resumo de uma utopia. Programa para uma política. Pois política é isto: a arte da jardinagem aplicada ao mundo inteiro. Todo político deveria ser jardineiro. Ou, quem sabe, o contrário: todo jardineiro deveria ser político. Pois existe apenas um programa político digno de consideração. E ele pode ser resumido nas palavras de Bachelard: "O universo tem, para além de todas as misérias, um destino de felicidade. O homem deve reencontrar o Paraíso."
(O retorno eterno, p 65).

Me... by Plath

"If neurotic is wanting two mutually exclusive things at one and the same time, then I'm neurotic as hell."

Sylvia Plath I

"I wondered at what point in space the silly, sham blue of the sky turned black."

Things I would do if I was suddenly a billionaire...



Buy an apartment with an art studio in Paris.
Be an artist/musician/writer.
Visit everyone I love around the world.

domingo, 13 de abril de 2008

You give me something



Please give me something,
'Cause someday I might call you from my heart,
But it might me a second too late,
And the words I could never say
Gonna come out anyway.

Música.
Letra.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Adoro...

- Sabes o que é realmente bonito de se ouvir? mesmo muito bonito?
-Diz
-Prometes que não gozas?
- Prometo, diz.
- A sério?
- A sério. Diz.
- A coisa mais bonita de se ouvir, mais melodiosa, doce, que nos faz sentir bem e em paz, sentindo comunhão e paixão, desejo em comum e partilha.
- diz
- que nos explica porque viemos a este mundo e nos comprova que pertencemos a ele
- Desembucha
- que ao primeiro sopro nos mostra que estamos vivos, e que, acima de tudo, somos importantes, pelo menos para quem somo-lo, é...
- Diz, fala, fala de uma vez...
- tão só... em pequenas partículas de existência e ser
- diz diz
- de forma tão singela
- ...
- a respiração da outra pessoa ao nosso lado.

(Paulo Ferreira in Cartas a Mónica)

terça-feira, 8 de abril de 2008

I'll look around


I'll look around
Until I've found someone
Who laughs like you

I know somewhere
Spring must fill the air
With sweetness just as rare
As the flower
That you gave me to wear

I look around
And when I've found someone
Who laughs like you
I'll know this love
I'm dreaming of
Won't be the old love
I always knew

I know somewhere
Love must fill the air
With sweetness just as rare
As the flower
That you gave me to wear

I look around
And when I've found someone
Who laughs like you
I'll know this love
I'm dreaming of
Won't be the old love
I always knew

---- Billie Holiday

segunda-feira, 7 de abril de 2008

03-05


Sabrás que no te amo y que te amo
puesto que de dos modos es
la vida, la palabra es un ala del silencio,
el fuego tiene una mitad de frío.

Yo te amo para comenzar a amarte,
para recomenzar el infinito
y para no dejar de amarte nunca:
por eso no te amo todavía.

Te amo y no te amo como si tuviera
en mis manos las llaves de la dicha
y un incierto destino desdichado.

Mi amor tiene dos vidas para amarte.
Por eso te amo cuando no te amo
y por eso te amo cuando te amo.

(Pablo Neruda)

Beauty

"Beauty is but the conscious sum of our perversions."

(Salvador Dali)

Um beijo com sabor a scones recheados de marmelade.

PS- E nao vale ficar com inveja, ok?

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Quero

Recuso a idéia de que minha casa seja cercada por muros de todos os lados e que as minhas janelas estejam tapadas. Quero que as culturas de todos os povos andem pela minha casa com o máximo de liberdade possível.

Natal da Mamãe - 71 anos


Reflexos de ontem, de hoje,
projecções de amanhã...
Cores vivas, desfocadas
pelo correr manso das águas.
Histórias que serão contadas,
acrescentadas, diluidas pelo tempo.
Outras que se deixam levar
e ficam apenas na memória.
Meu ser existe.
Tudo devido a você,
ao seu amor peculiar,
ao seu humor ímpar.
Obrigada por ter me dado a vida!!!
FELIZ IDADES, MAMÃE!!

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Us




Os dois apenas entre o céu e a terra,
sentimos o espectáculo do mundo.

(Carlos Drummond de Andrade)